Postagens populares

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

I GOT MY VISAAAA, YEEEEEEEEEEEAH!

Siim... Essa frase é TÃO LINDA e TÃO feliz quanto a frase "I had a match!".
Nesse post vou contar como foi, dar dicas e espero ajudar as futuras Au Pairs com isso =).

Dia 20/09 - CASV
O meu horário estava marcado para as 14:00hs na unidade do Alto de Pinheiros.
Pra vc que é de fora (pelo menos da região de Campinas), acho que é mais facil esse CASV pq ele fica ao lado da Marginal Pinheiros. Mas vá com GPS pra garantir ;D
Enfim, cheguei as 13:10hs e me lasquei. Não tem necessidade de chegar uma hora adiantado no CASV. Eles só vao chamar seu horário quando for o seu horário. E enquanto isso nao acontece, vc e todo o povo ficam la fora, debaixo de sol (ou de chuva, no meu caso). 

Quando der o seu horário eles vao revistar sua bolsa e checar se seu celular está desligado. 
Depois disso eles te encaminham para a fila de dentro para checar todos os seus documentos (DS160; DS2019; SEVIS; Comprovante de agendamento do CASV e Consulado).
Vc espera ser chamado no guichê e após isso segue para tirar foto e digitais. 

É ISSO! 
Fiquei 5 minutos la dentro e foi super tranquilo. Não seja uma desesperada, como eu, que fica nervosa por tudo. Realmente, nao tem motivo. Lá da tudo certo!


Dia 21/09 - CONSULADO

Antes de você sair da sua casa:
Não vá de salto alto, você vai ficar no mínimo uma hora em pé. Também não há necessidade de ir inteiramente social. 90% das pessoas vão de calça jeans e uma camisa arrumadinha. Maquiagem leve e acessórios discretos, por favor.
Vc tem que passar confiança e credibilidade ao counselor. Olhe sempre no olho dele e fale de uma forma curta e precisa. 

-----------------


Meu horário estava marcado às 10:15. Eu moro em Campinas, aproximadamente 1 hora de São Paulo. Calculei que demoraria uma hora pra chegar em Sao Paulo + Uma hora de transito até chegar no Consulado. Saí de casa às 7:10hs (então eu IRIA chegar no consulado por volta das 9:00hs)

NÃO SEJA UMA BESTA COMO EU E NAO FAÇA DO MESMO JEITO QUE EU FIZ!

Fui só com o GPS pq o meu pai sabia "marromenos" o caminho. 
Repito: NÃO FAÇA ISSO! Programe que vc vai pegar umas 2 horas de transito + as horas que você demorará para chegar no consulado. Imprima um mapa e vá com o GPS! 
Vcs devem estar se perguntando porquê eu estou falando isso. Simples: a PORCARIA do GPS achou que eu queria fazer um tour por São Paulo e me mandou dar a volta na grande capital!

VÉEII! QUE NERVOSO!
Cheguei no consulado as 10:05hs! 10:05hs! Quando o correto seria chegar no maximo 9:45hs. 
Enfim, perguntei pra moça (mal educada por sinal) se eu deveria entrar direto ou se tinha que pegar a fila kilométrica para entrar no consulado.
Entrei direto pq ja tava no meu horario.

Eles vao conferir os mesmos documentos do CASV, vão te mandar para uma outra fila e te dar uma senha. Essa segunda fila é a fila da revista, onde vc passa por um detector de metais. 
Se estiver de bolsa, segure-a na mão (não no ombro). Se estiver de casaco, tire-o e segure-o na mão. Se estiver com a sua carteira e chaves, coloque-as dentro da pasta que vc leva os documentos.
Vc vai passar por um detector de metais e sua bolsa, casaco, chaves, casa, carro e afins passa em outro detector.

Segue pela esquerda e voce se depara com uma grande muvuca.
Dica: Se você estiver com fome ou com vontade de ir ao banheiro, faça isso assim que você entrar. Sua senha não vai sair no telão tao rapido e se voce for direto para a muvuca, vai ficar com medo de sair dali e perder a senha.

Chegando na muvuca, você deve ficar atenta ao "telão" (que na verdade é uma tv) de fundo branco. É nessa tv que aparecerá a sua senha e o guichê onde voce deve ir para retirar o seu passaporte que foi entregue na entrada do consulado.
Feito isso, eles MANDAM voce seguir a fila gigante para a entrevista. 
Dica: Converse com o casal que está na sua frente, com a velhinha que está ao seu lado, com o neném que esta berrando... Só não fique sem fazer nada, pois isso só aumenta seu nervosismo e faz o tempo passar mais devagar.

Não fique olhando a cara dos Counselors enquanto voce nao está perto de ser chamado. Isso só faz vc pensar que tal counselor tem cara de bravo, recusa muitos vistos, não é simpatico e etc. 
Faça isso quando estiver na segunda fileira e repare na reação das pessoas. Vc tambem vai ter alguma das reaçoes e todo mundo vai ver, rs.
Um moço vai te encaminhar para determinada cabine onde a sua entrevista será feita. A minha entrevista foi feita na cabine 13 com uma mocinha que eu tinha julgado ser simpatica. Segue a entrevista:

E: Eu
C: Counselor

E: BOM DIA! :D:D:D:D:D
C: Bom dia! :)
C: Qual o motivo da viagem? 
E: Au Pair.
C: Para onde você vai?
E: Nova Jersey.
C: O que você faz no Brasil?
E: Estudo ingles e trabalho como free lance (Pensei: fodeu! hahaha)
C: WHY DO YOU WANT TO BE AN AU PAIR? (Pq vc quer ser au pair?)
E: I.. I... I wan.. want to have, I want a experience of life and teach English for kids when I come back to Brazil.(E... e.. eu quero ter, quero uma experiencia de vida e ensinar ingles para crianças quando voltar para o Brasil - MENTIRA!) 
C: Você tem parentes nos EUA? (Depois de eu ter gaguejado e ter falado tudo errado, ela deve ter pensado que eu nao sabia ingles e ficou com dó, pq continuou a entrevista em portugues! haha)
E: Sim, um tio em C**
----- 
Counselor digita sem parar, pega a minha sevis, assina e eu ja abri um sorrisao :D
---
C: Seu visto foi concedido! Tchau, tchau!
E: Muito obrigada :D
Meu sorriso era tipo esse


Sai que nem uma tonta, rindo a toa e depois lembrei que as pessoas que estavam na fila estavam reparando em mim. Fiquei com vergonha e comecei a andar rapido, rs.
Sai do consulado e agora estou esperando meu passaporte chegar. 
Daqui 17 dias estarei dizendo Bye bye, Brazil!

Agora é a correria de comprar presentes (e a triste hora que vc tem que pagar tuuuuuuudo rs)

See you, people!







3 comentários:

  1. Aiiiiiiiiiiii, Isa, que feliz que fiquei por vc! Quero que minha entrevista de visto seja assim, tranquila igual a sua... Dá um medinho só de pensar... Se souber de alguma família nas redondezas precisando de au pair pra 2013, me indica! kkk Bjusss

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal Isa!!! Tô muito feliz por vc ... mas, fico nervosa só de pensar na minha vez!
    Me dá umas dicas depois, de como pagar apia... sei lá cartão dinheiro??
    beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas! Eu tambem tremia só de pensar.. mas da td certo! rs
    Camila lamas, me add no face q te falo sobre pagamento =)
    bjs

    ResponderExcluir